8 Estratégias Eficientes de Marketing Digital

Estar na internet não garante que você terá sucesso em seu negócio ou projeto, é preciso estabelecer estratégias que tragam resultados à curto, médio e longo prazo. Por isso, separamos 8 Estratégias de Marketing Digital que podem ajudar o seu projeto a crescer.
Paulo Jalowyj

Paulo Jalowyj

Criativo Digital

O número de brasileiros conectados à internet cresce a cada dia, e hoje, se você pretende ter um negócio de sucesso, precisa estar nesse meio. Porém, estar na internet não garante que você terá sucesso em seu negócio ou projeto, é preciso estabelecer estratégias que tragam resultados à curto, médio e longo prazo. Por isso, separamos 8 Estratégias de Marketing Digital que podem ajudar o seu projeto a crescer.

1. Inbound Marketing

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que busque captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva. Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na cara das pessoas quando elas não estão preparadas, seu objetivo é atrair o público sutilmente.

A base do Inbound Marketing é o compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo. É a relevância de conteúdo que age como um imã e atrai os potenciais clientes. Ou seja, o conteúdo disponibilizado por uma marca é a primeira coisa que uma pessoa encontra quando está a procura produtos e serviços.

O Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação com o cliente e a fidelização do mesmo. Atualmente, a principal maneira de fazer as pessoas chegarem até você é criando conteúdo, ou seja, oferecendo informações relevantes, que solucionam problemas reais e são de amplo acesso.

Para alcançar esse objetivo, o Inbound Marketing segue 4 pilares:

Atrair: criar conteúdo relevante para atrai visitantes interessados no negócio;

Converter: transforme seus visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais vendas;

Vender: seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? Este é o momento de mostrar que sua solução é a melhor e fechar a venda;

Encantar: a relação entre sua empresa e seu cliente não termina após a compra. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você ofereça todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente.

Como já falamos em outras publicações do nosso Blog, no Marketing Digital o conteúdo é o rei, ofereça conteúdo de qualidade e de fácil acesso.

2. Marketing de Conteúdo

“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.”

RockContent

O Marketing de Conteúdo tem como principal objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra para oferecer as melhores soluções, além de trazer muitos outros benefícios, como: reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.

o ponto hoje não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se colocar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, que já está lá.

Você precisa adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, sendo o principal elemento de uma estratégia de Inbound Marketing. Uma das principais é o Marketing de Conteúdo, que é usado e recomendado pelos maiores especialistas do mundo.

3. Blog

O Blog é um canal exclusivamente seu de comunicação com o público, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

A facilidade de serem editados e administrados, contribui para que empresas menores possam construir estratégias de maneira prática, econômica e rápida.

São uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos para melhorar os seus rankings em mecanismos de busca, como o Google. Isso melhora a visibilidade do seu site e amplia o seu poder de atração das pessoas certas!

Além disso, você pode usar alguns outros canais como o Medium e o LinkedIn Pulse para construir a sua audiência nesse sentido. Eles funcionam como blogs, com a desvantagens de não serem domínios próprios e com menos poder de rankeamento, mas que são mais fáceis e acessíveis.

4. Redes Sociais

São canais criados com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.

Assim, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam o “por trás das câmeras” da sua empresa.

Com elas a empresa pode conhecer ainda melhor o perfil dos seus clientes, o horário que eles estão online e quais são seus interesses. Quanto mais se conhece o público, mais fácil vender pra eles. Além disso, nas mídias sociais, a marca consegue estabelecer uma relação com o cliente. Isso fará aquela empresa ser lembrada.

Estabeleça diálogo com seu público em suas redes sociais e utilize isso para aprimorar seus produtos e serviços.

5. Site Institucional

Ter foco em um Blog e Redes Sociais é importante para qualquer negócio digital, mas não dispensa a necessidade de um site institucional. Primeiro, pois aumenta credibilidade do seu negócio. Afinal, quando as pessoas procurarem você, elas precisam ter a segurança de que a sua empresa é séria e confiável.

Segundo porque esse se torna mais um canal onde as pessoas podem te encontrar e que também é só seu e pode ajudar você a conquistar boas posições nos mecanismos de busca.

É também fundamental que as suas ações de Marketing direcionem as pessoas para um canal onde elas possam solicitar os seus produtos ou serviços e finalmente consumir de você, tirando as principais dúvidas delas. E esse canal é, sem sombra de dúvidas, o site institucional.

6. Email Marketing

Email Marketing consiste em enviar mensagens com fins comerciais para os contatos captados através das estratégias de inbound marketing.

Pode ser utilizado para diversos fins, como: fortalecimento de marcar, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

O canal de mensagens direto com o usuário é uma ferramenta inigualável e pode trazer resultados muito efetivos.

Além disso, os resultados de uma campanha de e-mail marketing são mensuráveis. É possível saber quantos e-mails foram disparados, quantas pessoas receberam, quantas pessoas visualizaram e até quantas pessoas clicaram no conteúdo.

7. SEO

Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia para otimizar um site e torna-lo mais fácil de ser encontrado pelos aos buscadores, como o Google, por exemplo. De nada adianta ter um site esteticamente bonito, instalado em uma ótima plataforma,  com um conteúdo de qualidade se ele não aparece entre os primeiros resultados orgânicos de busca do Google.

Hoje, motores de busca esperam oferecer os melhores resultados para a experiência do usuário. Existem diversas técnicas que você deve aplicar para mostrar aos buscadores que o seu site pode prover a melhor experiência e, assim, melhorar seus rankings.

Otimizar suas páginas significa deixá-las compreensíveis tanto para as pessoas quanto para os crawlers. E isso vai depender da sua performance em uma combinação de diversos fatores de rankeamento.

8. Links Patrocinados

Uma das ferramentas mais importante para o marketing digital hoje em dia são os links patrocinados. Eles funcionam bem tanto na página de buscas do Google, quanto na redes socias, como o Facebook. No buscador, os links farão um site aparecer no topo da página e dará mais visibilidade a marca. Nas redes sociais, funciona como uma anúncio e pode divulgar tanto a empresa, como um produto ou serviços específico.

Há muita vantagem em investir em links patrocinados. O retorno do valor investido, por exemplo é uma deles. O anúncio aumenta as chances de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário realiza por uma determinada palavra-chave. Outra vantagem é poder anunciar através das redes de display em sites e blogs afiliados à plataforma do Google, como Gmail, YouTube, entre outros. A segmentação do link patrocinado gera leads qualificados.

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Referências

As 10 estratégias mais eficientes de Marketing Digital

O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online

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