O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing.
Paulo Jalowyj

Paulo Jalowyj

Criativo Digital
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o assunto, mas sabe efetivamente o que é e como funciona o Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Para Philip Kotler – considerado pai do marketing – marketing é:

“o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Philip Kotler

Porém, as estratégias e táticas para que isso aconteça sofrem mudanças, quase diariamente. Assim, é impossível falar de marketing atualmente e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet.

Por isso o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é utilizado para resumir todos os esforços de marketing no ambiente online.

O ambiente web, facilita a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas. Essas táticas utilizam ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites.

Como surgiu?

Nos primórdios da internet os sistemas eram arcaicos e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing.

Quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis – chamamos esse período de web 1.0.

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o marketing digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões.

Com esse aumento de público as empresas passaram a investir cada vez mais em Marketing Digital, mudando a forma como as empresas se relacionavam com o clientes, passando a ser uma comunicação bilateral, onde o cliente tem o poder de pesquisa e escolha.

Marketing Digital ainda é Marketing!

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing. E o marketing, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital.

O marketing on-line segue os mesmos objetivos que o marketing tradicional, que é vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços, gerenciar uma marca, construir boas relações com consumidores e parceiros, educar o mercado e engajar colaboradores.

A principal diferença é que tudo isso é atrelado à tecnologia e aos benefícios trazidos por ela.

Conclusão

As informações apresentadas nos fazem pensar como os conceitos e ferramentas de Marketing Digital evoluíram em tão pouco tempo. Mas, embora ele esteja em constante mudança, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade é a base de todo Marketing Digital de sucesso. É extremamente fundamental falar a coisa certa no momento certo para o público certo.

Em nosso próximo artigo, falaremos sobre as vantagens do marketing digital e suas principais estratégias, para você aplicar em sua empresa ou projeto.

Faça parte da nossa comunidade:

Receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail.

Referências

Neil Patel: Como Fazer Marketing Digital:

Orgânica Digital: Afinal, o que é marketing digital e como funciona?

Rock Content: Marketing Digital

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário logo abaixo.

Mais Publicações:

Produzimos materiais que podem te ajudar com seu projeto.

Produtividade

Um Guia Básico de Produtividade

Na CAPRE buscamos otimizar ao máximo nosso tempo e para isso construímos rotinas e processos que facilitem a produtividade do nosso time, ou seja, fazer mais em menos tempo, essa é a essência da produtividade.

CONTINUE LENDO
Marketing Digital

8 Estratégias Eficientes de Marketing Digital

Estar na internet não garante que você terá sucesso em seu negócio ou projeto, é preciso estabelecer estratégias que tragam resultados à curto, médio e longo prazo. Por isso, separamos 8 Estratégias de Marketing Digital que podem ajudar o seu projeto a crescer.

CONTINUE LENDO

Deixe um comentário

avatar

Fale com nossa equipe: