O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing.
Paulo Jalowyj

Paulo Jalowyj

Criativo Digital

Faça parte da Comunidade:

Receba nosso conteúdo e novidades diretamente em seu e-mail

* Não se preocupe, não fazemos spam =)

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o assunto, mas sabe efetivamente o que é e como funciona o Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de estratégias digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Para Philip Kotler – considerado pai do marketing – marketing é:

“o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Philip Kotler

Porém, as estratégias e táticas para que isso aconteça sofrem mudanças, quase diariamente. Assim, é impossível falar de marketing atualmente e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet.

Por isso o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é utilizado para resumir todos os esforços de marketing no ambiente online.

O ambiente web, facilita a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas. Essas táticas utilizam ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites.

Como surgiu?

Nos primórdios da internet os sistemas eram arcaicos e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing.

Quando os primeiros mecanismos de busca, as primeiras vendas online e os primeiros softwares de comunicação se tornaram acessíveis – chamamos esse período de web 1.0.

Em 1993, quando o primeiro anúncio clicável foi publicado, a internet possuía cerca de 130 sites no ar. Ao fim dos anos 2000, quando o marketing digital se tornou a base do que conhecemos hoje, já eram 17 milhões.

Com esse aumento de público as empresas passaram a investir cada vez mais em Marketing Digital, mudando a forma como as empresas se relacionavam com o clientes, passando a ser uma comunicação bilateral, onde o cliente tem o poder de pesquisa e escolha.

Marketing Digital ainda é Marketing!

Mesmo sendo digital, ainda estamos falando do marketing. E o marketing, como campo de estudo, nos fornece muitas ferramentas que se aplicam perfeitamente quando falamos de Marketing Digital.

O marketing on-line segue os mesmos objetivos que o marketing tradicional, que é vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços, gerenciar uma marca, construir boas relações com consumidores e parceiros, educar o mercado e engajar colaboradores.

A principal diferença é que tudo isso é atrelado à tecnologia e aos benefícios trazidos por ela.

Conclusão

As informações apresentadas nos fazem pensar como os conceitos e ferramentas de Marketing Digital evoluíram em tão pouco tempo. Mas, embora ele esteja em constante mudança, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade é a base de todo Marketing Digital de sucesso. É extremamente fundamental falar a coisa certa no momento certo para o público certo.

Em nosso próximo artigo, falaremos sobre as vantagens do marketing digital e suas principais estratégias, para você aplicar em sua empresa ou projeto.

Faça parte da nossa comunidade:

Receba nosso conteúdo diretamente em seu e-mail.

Referências

Neil Patel: Como Fazer Marketing Digital:

Orgânica Digital: Afinal, o que é marketing digital e como funciona?

Rock Content: Marketing Digital

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário logo abaixo.

Deixe um comentário

avatar

Mais Publicações:

Produzimos materiais que podem te ajudar com seu projeto.

Um Guia Básico de Produtividade

Um Guia Básico de Produtividade

Na CAPRE buscamos otimizar ao máximo nosso tempo e para isso construímos rotinas e processos que facilitem a produtividade do…
8 Estratégias Eficientes de Marketing Digital

8 Estratégias Eficientes de Marketing Digital

Estar na internet não garante que você terá sucesso em seu negócio ou projeto, é preciso estabelecer estratégias que tragam…

Fale com nossa equipe: